quinta-feira, 3 de abril de 2008

Neuromancer (William Gibson)


O filme Matrix foi considerado revolucionário, e até hoje é bastante discutido. Em 2014, ao completar 15 anos do seu lançamento (1999), o que podemos esperar do seu legado?

Essa pergunta, se feita referindo-se ao livro Neuromancer, ficaria assim: "Em 1999, ao completar 15 anos de seu lançamento (1984), o que podemos esperar do seu legado?". A resposta é clara, o filme Matrix. E não apenas isso, cito Matrix pois nos filmes têm referências (e não são poucas) ao universo criado no livro. Mas com certeza o maior legado de Neuromancer é a cultura Cyberpunk.

Neuromancer foi o primeiro romance a fazer sucesso utilizando a fórmula tão cultuada em Matrix, trazendo hackers, corporações mundiais, policiais monitorando IAs, e toda atmosfera distópica. Um mundo onde o orgânico e o tecnológico se misturam, o real e virtual são vizinhos, e todo o futurismo que conhecemos tão bem hoje, mais de 20 anos depois da descrição criada por Gibson.

O livro é uma leitura obrigatória para os fãs dessa cultura Cyberpunk, e para todos que apreciam um bom livro, já que Gibson usa elementos diversos para montar um universo único, como por exemplo adoradores de Jah rastafaris, IAs com um traço de humanidade (uma até decora uma sala com uma obra de Marcel Duchamp) e humanos com implantes cibernéticos.

O mais interessante é que, um livro que retrata uma cultura futurista com computadores exercendo papéis fundamentais foi escrito na máquina de escrever. Como descreve o próprio William Gibson em seu blog.

PS: Existe o rumor de que o filme sobre o livro vai ser feito, espero que façam direito, pois vai ser uma pena o livro ficar marcado por comparações do filme com The Matrix, coisa que certamente vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário