sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago)


Quando fizemos o blog ficou combinado que sempre que lêssemos um livro escreveríamos a respeito. Bom estou tirando o atraso agora...

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.


Com essa frase começa Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, ganhador no prêmio Nobel de literatura de 1998. O livro retrata um epidemia de cegueira, mas como o título mesmo diz é um ensaio de como viveríamos num mundo de cegos.

No livro não temos nomes, temos o médico, a mulher do médico, a rapariga dos óculos escuros, o velho da venda preta, o primeiro cego, e mais tantos anônimos descritos por essas "características", muitas delas nos fazem refletir sobre a cegueira, pois de que importam os óculos escuros, as vendas pretas e o estrabismo se todos (antes que me corrijam, nem todos) são cegos?

Mas não é a cegueira o foco do livro, e sim a natureza humana, e o que realmente somos, sobre o que acreditamos. E mesmo os velhos ditados "O pior cego é aquele que não quer ver" e "Na terra de cegos quem tem um olho é rei" são revisitadas e "ensaiados" sobre essa ótica da cegueira branca e reveladora da natureza humana.

O livro é uma boa oportunidade de conhecer o estilo do único ganhador do Nobel de língua portuguesa. No começo pode ser estranho ler os termos em português de Portugal não comuns no Brasil e a maneira que Saramago escreve, com pontuações mínimas e diálogos corridos. Mas é com certeza uma leitura prazerosa, acabei lendo o livro em um final de semana.

Uma das razões do post ser hoje é que o o filme baseado no livro lançou seu site oficial e seu primeiro trailer (que não mostra muita coisa). Tenho esperança de que este seja um ótimo filme, pois se baseia num ótimo livro e tem a direção do nomeado ao Oscar, Fernado Meirelles. Que disponibilizou um blog onde durante a produção do filme foi contando alguns detalhes, vale a pena dar uma conferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário