domingo, 20 de abril de 2008

Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)


Depois de quase 10 anos ...

Lembro de ter lido este livro a muito tempo, e também lembrava da caracterização do futuro, onde haviam as várias castas, onde a moral e a ética eram totalmente diferentes, a clonagem era feita em escala industrial eentre outras coisas. E a lembrança que mais me espantava era a de que o livro tinha sido escrito em 1932, e contava de um futuro utópico, que hoje não parece ser tão utópico assim.

Relendo agora, o que me fascinou foram as inúmeras referências a Shakespeare, e talvez por eu ter lido vários dos livros citados. Mas o que me chamou atenção, foi o fato de num mundo perfeito, a arte tenha de ser abolida. Isso é interessante no livro, olhar para um mundo "avançado", aonde um selvagem é um dos poucos que realmente leu alguma coisa. E olhar como a falta de arte nos leva uma visão "civilizada", aonde as verdadeiras emoções são perigosas.

Foi bom eu reler o livro agora, pois várias referência fizeram muito mais sentido, como Ford, Pavlov e a vários personagens de Shakespeare. Mas me pergunto, se o livro fosse escrito hoje, quem seriam os referências deste mundo novo?

Se formos ver, talvez não estejamos tão longe de um "Admirável Mundo Novo", quanto tempo será que demora para termos uma droga perfeita, o tão necessário "soma"? Ou para que humanos sejam clonados? Ou sejamos todos condicionados? Ou será que já somos condicionados? A verdade é que estas perguntas não tem respostas e este é um livro que além de clássico, ainda hoje é moderno e levanta várias questões que ainda nos assombra. Mas a verdade, bem ..., a verdade são 64000 repetições.

Um comentário:

  1. #Carã! gostei do seu blogue!#
    muito lekal mesmo!
    depois passo aqui logado com meu outro blog!
    =]
    beijauM!

    ResponderExcluir