sábado, 11 de fevereiro de 2012

Tequila vermelha - Rick Riordan [Resenha]


Livro: Tequila vermelha- Big red tequila
Autor: Rick Riordan
Editora: Record
Lançamento: 2011
Nota: 4 Ressacas de tequila [1 a 5]
Sinopse da editora: Aclamado pelo estrondoso sucesso da série de fantasia juvenil Percy Jackson e os Olimpianos — com mais de 900 mil livros vendidos só no Brasil e cujo primeiro livro, O ladrão de raios, ganhou uma adaptação bem sucedida para o cinema em 2010 —, o escritor Rick Riordan se volta para o universo adulto em um romance de mistério.
Primeiro volume de uma série vencedora de diversos prêmios literários, Tequila vermelha apresenta aos leitores o talentoso e complexo herói Jackson “Tres” Navarre, um ávido bebedor de tequila, mestre de Tai Chi e detetive particular sem licença com uma queda por problemas do tamanho do Texas.
Terceira geração de uma família texana — por isso o Tres de seu nome —, nosso protagonista retorna a San Antonio, sua cidade natal, dez anos após o assassinato do pai. Na companhia de seu gato Robert Johnson, que adora enchilada, Tres procura respostas, mas o que encontra é uma quantidade enorme de problemas. Quanto mais ele se afunda na busca por razões que o afastem de suas suspeitas, mais o crime do passado volta ao presente: envolvimento com a máfia, subornos em empreiteiras e astutos jogos políticos.
Fica cada vez mais óbvio que Tres mexeu num vespeiro! Ele é baleado, atacado, depois atropelado por um Thunderbird azul... e, ainda por cima, a antiga (e ainda desejada) namorada está desaparecida. Tres precisa resgatar a moça, entregar os assassinos do pai à justiça e dar o fora antes que a máfia texana o alcance. As chances de continuar vivo nunca pareceram tão distantes...

Um "Percy Jackson" para adultos foi a primeira ideia que me passou pela cabeça, agora sim, vamos ter sangue e ossos quebrados (sim, minha sede de sangue ainda alta esses últimos dias). E é exatamente isso que é adicionado na já conhecida narrativa do autor. Um pouco de sangue, uma pitada de violência, muita tequila e alguns defuntos.

O livro é uma obra de arte sobre o sarcasmo, uma lição de vida de como não viver a vida. Sempre com pitadas de humor negros e golpes de Tai Chi, o protagonista se envolve em 1001 confusões que até Deus duvida. Apesar da esperada metralhadora de clichês, podemos concluir que o autor escapa são e salvo.

O personagem que eu gostaria que tivesse outros livros é o Tres Navarre, o protagonista, um personagem maduro, bem desenvolvido e totalmente anti-herói. Pensando bem, estão criando uma legião de protagonistas anti-heróis, que sabem tudo, que tem uma personalidade péssima de se lidar, antissociais, que todo mundo odeia mas que no fundo são ótimos. Exemplos: o próprio House, Dr. Cal Lightman em Lie to Me, Patrick Jane em The Mentalist, Detetive James "Jimmy" McNulty em The Wire e Neal Caffrey em White Collar.
Seria essa a nova tendência mundial de protagonistas?

Enquanto isso, na página 17:
"- Então sabe o que eu disse para o pessoa? - Perguntou Jay. - Eu disse sem chance. Não é possível que eu tenha tido a sorte de o filhinho de Jackson Navarre ter voltado de São Gaycisco para iluminar a minha vida. Foi o que eu disse a eles."

Finalizando, o livro é bom, divertido de se ler, personagens bem construídos e muito bem encaixados na estória. Eu poderia dizer que é forte e áspero como uma dose de tequila, mas eu não bebo então, vou dizer que é quente e alegre como o verão de Campo Grande/MS.

E você, prefere sua coca com limão e gelo ou sua tequila com sal e limão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário