quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Cinema Brasileiro 2007

Com o título do post sendo uma típica chamada da Globo, e por estarmos no fim do ano, vamos fazer uma retrospectiva, mas como eu que estou escrevendo, minha retrospectiva começa em 2006.

Lembro de no fim do ano passado ter pensado em como apareceram filmes brasileiros naquele ano, lembro de ter assistido alguns, Trair e coçar é só começar e Muito gelo e dois dedos d'água, basicamente filmes da Globo e nada mais. Olhar estrangeiro, um ótimo documentário e Fica comigo esta noite, alguns podem colocar este filme junto com os dois primeiros, mas pelas músicas, pelo humor negro e pela Tabacaria de Fernando Pessoa, eu achei um ótimo filme, tanto que em 2006 só me lembro de ter visto um filme melhor: Pequena Miss Sunshine.

Mas em 2007, surpreendentemente apareceram mais filmes, e de certa forma melhores do que os de 2006, então, vamos a lista:

  • A Grande Família: Bom, esse na verdade é um como se fosse um episódio grande da série, nada demais, a não ser a trilha sonora que conta com o Lafayette os tremendões, uma banda que reune algumas figurinhas conhecidas do rock carioca.

  • Fabricando Tom Zé: Ótimo documentário sobre essa figura "estranha" da música brasileira. Tom Zé é o cara das frases de efeitos.

  • É Proibido Proibir: O que dizer? É um bom filme, bem acima da média dos filmes nacionais, mas não é tão criativo, infelizmente outros filmes já tinham usado a mesma idéia antes.

  • Baixio das Bestas: Esse filme eu odiei, por dois motivos: o filme é ruim, e mostra algo que reflete um pouco o que é o cinema brasileiro, pois ao tentar explorar a antropologia, a sociologia, a psciologia e tantas outras "ias", intelectualiza-se tanto que esquece que o filme também é entretenimento.

  • Tropa de Elite: Beneficiado pelo "camelô-marketing" (aqui no Rio os camelôs já inventaram, e já vendem 3 continuações do filme: Tropa de Elite 1, 2, 3 e 4), nem preciso comentar sobre o filme. Aposto que todo mundo já viu.

  • O ano em que meus pais saíram de férias: Concorrente brasileiro ao Oscar, desbancou o Tropa de Elite com todos os méritos, é um ótimo filme, divertido e inteligente, como deve ser um filme.


Considerando que foram 6 filmes nacionais assistidos, mais El Pasado, que é uma produção Brasil/Argentina, e mais ainda uma lista de filmes que eu quis assistir e não consegui: Cão sem Dono, A Casa de Alice, O Cheiro do Ralo, Batismo de Sangue e Podecrer! tudo leva a crer que o cinema nacional está a todo vapor, e melhor tanto em qualidade quanto em quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário