terça-feira, 10 de abril de 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Livro: Jogos Vorazes
Autores: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Lançamento: 2010
Nota: 2.0 flechadas no joelho [1 a 5]
Sinopse da editora: Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

Em uma frase: "Se fosse pra macho ia ficar legal, mas é bem afetado...".

O livro não é tão ruim (nem vi o filme ainda), é legal, mas é um desperdício inacreditável de potencial. O livro se foca demais em uma personagem e esquece completamente dos outros, do tipo "Se a Dona Principal não estava perto, não importa..." e isso acontece com muitos detalhes, muitas partes da narrativa.

Mas pode-se colocar a culpa na visão em primeira pessoa no presente, uma coisa que eu não lembro de ter visto em outro livro. Você lê o livro como assiste um filme, e sem direito à outras visões, passagens ou coisas que estão acontecendo ao mesmo tempo.

O livro é sobre guerra, morte, destruição, rebeldia, tiranos, assassinatos, jovens condenados à morte, pobreza, miséria, mas tudo isso visto de uma maneira surreal, amenizada e cor de rosa.

O personagem que eu gostaria que tivesse morrido é o "Pãozinho", o cara teria ajudado muito se tivesse morrido nos minutos iniciais do jogo teria sido épico...

A leitura foi boa, bem rápida e provavelmente irei ler os outros 2 livros da serie.

E na página 17: "Na hora que eu cheguei em casa, os pedaços tinham esfriado de alguma forma, mas dentro ainda estava quente. Quando eu os coloquei na mesa, as mãos de Prim levantaram para pegar um pedaço, mas eu a forcei a sentar, forcei minha mãe a se juntar a mesa, e derramei chá quente. Raspei a parte preta e fatiei o pão. Nós comemos um pedaço todo, fatia por fatia. Era um bom pão puro, cheio com passas e nozes."

Última critica: Não há comprometimento da Dona Principal, toda hora procurando desculpinha, cheia de mimimi, meu, mata tudo e volte pra casa rica. Just do it.


Nenhum comentário:

Postar um comentário