sábado, 3 de março de 2012

Lágrimas do Dragão - Dean Koonz


Livro: E tem outra coisa... - Dragon Tears
Autores: Dean Koonz
Editora: Record
Lançamento: 2003
Nota: 5 Golens Assassinos [1 a 5]
Sinopse da editora: Harry Lyon é um homem racional, um policial correto e metódico que se recusa a deixar o trabalho endurecer sua alma. Sua parceira, Connie Gulliver, ao contrário, sempre adorou o caos. Mas apesar de acreditar na ordem e na razão, um dia Harry se vê forçado a matar um homem, e a partir de então sua vida se transforma em um terrível pesadelo. Um mendigo misterioso, com olhos vermelhos, profere as palavras assombrosas que parecem prenunciar a morte de Harry: "Tique-Taque, Tique-Taque. Você vai estar morto dentro de dezesseis horas... Morto ao amanhecer... Morto ao amanhecer... Morto ao amanhecer..." Lágrimas do Dragão revela um lugar inimaginável, cheio de surpresas e perigos fatais, onde o mestre Dean Koontz constrói uma espantosa obra-prima de suspense arrepiante até o último momento.

Bom, pra quem já leu algum livro do tiozinho ai (Velocidade, Do Fundo dos Seus Olhos, ...) já sabe o que esperar, tensão, suspense do começo ao fim, surpresas a cada virada de página e um teco de espetacular, de mágico, de fuga da realidade.

O livro é muito bacana, totalmente viciante, numa narrativa rápida, desesperada, sem perda de tempo. A narrativa se faz por vários personagens, um nada convencional, e com nenhuma relação no começo. Mas cada um mostrando a sua perspectiva da estória, realmente é indispensável de se ter na coleção.

"As pessoas são estranhas com relação a um monte de coisas, uma delas é a comida. Um monte de gente guarda comida, não quer que você tenha nem um pouco - e depois jogam um bocado fora, em latas onde a comida foi deixada até feder e ser capaz de causar doenças. Se você derruba as latas pra pegar a comida antes que ela seja capaz de provocar doença, as pessoas veem correndo e gritando e caçando como se você fosse um gato ou coisa do tipo."

E na página 17:
"Nenhum sinal de tensão era visível em seu rosto bastante suave, e sua postura era relaxada - mas as mãos se fechavam com força dos lados do corpo, como se ele mal pudesse controlar a ânsia de atacar alguém. Seu sorriso vago reforçava o ar de ausência - mas o sorriso ia e vinha, oscilando incerto, um atestado sutil de seu tumulto interior."

Eu escolhi o livro porque a Isadora recomendou e pronto, mais um pra estante... Não teria nenhum personagem que eu gostaria de saber mais pois todos tem já sua estória relatada, de onde veio e tudo mais, criação de personagens nota 10...

O problema de se ler um livro desse é saber que coisas ruins acontecem com pessoas boas, não só com pessoas boas, mas invariavelmente acontece. E estamos caminhando para um mundo melhor ou um mundo cada vez mais incompreensível?

Um comentário:

  1. Olá,

    é para lhes comunicar que o Noodles, Lamash, Kleen, Shoshanna, Yagami e André Passos, saimos do laranja e criamos nosso blogue de cinema:

    http://sonatapremiere.blogspot.com/

    e um outro, mais variado,

    http://projetochernobyl.blogspot.com/

    como sabe, sua visita será muito bem vinda.

    Abraços,
    Sonata Première

    ResponderExcluir