segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Coraline

Pensei, pensei, pensei e resolvi escrever sobre Coraline, o filme antes de escrever sobre o livro em si. Sou um fã confesso do Neil Gaiman, e ao saber que Coraline viraria um filme fiquei animado com a notícia, acompanhei todos as notícias, posts próprio blog do Gaiman, assisti todos os trailers e acredite, tinha uma expectativa altissima. E geralmente quando você cria uma expectativa muito grande você acaba se decepcionando.
Pra se ter uma idéia da expectativa, o papel de parede do meu laptop era exatamente a figura do posters. Cheguei a contar os dias para assistir of filme. Fui assistir a pré-estréia (em 3D digital), cheguei 2 horas antes e esperei como se fosse a eternidade até o filme.

E posso dizer que o filme superou, e muito, minhas expectativas. O filme é fiel ao livro na medida do possível, e o livro é genial (não vou falar muito, é Neil Gaiman). Mas o que chama mais atenção no filme é a animação stop-motion.

Coraline é um clássico, uma referência para todos os filmes de stop-motion. É uma obra de arte, completamente artesanal, feito a mão com todos os detalhes e cuidados para tudo parecer perfeito. Apesar de serem bonecos, são reais, apesar de eu ser um fã de computação gráfica, a realidade dos detalhes de Coraline são incríveis, cenários de tirar o fôlego. E apesar de os filmes para computação gráfica serem inerentementes próprios para o 3D digital, Coraline leva essa tecnologia a um novo nível. Apesar de ter algumas cenas "forçadas" para o 3D, todas elas estão nos trailers e funcionam bem em 2D, mas algumas cenas (principalmente as do jardim) são magníficas, e justificam o preço de um ingresso para uma sala com essa tecnologia.

Apesar de superar minhas expectativas em muito, eu tenho que ser chato (senão não seria eu, hehe), o roteiro é fiel na medida do possível, existe um personagem que não existe no livro, que teve que ser inserido para que houvesse diálogo em passagens importantes. Mas, uma passagem importante ficou de fora do filme, quando Coraline conta uma história para o gato em que ela explica o que é a verdadeira coragem, essa passagem de certa forma é a transição entre as duas partes do livro/filme, e faltou isso no filme.

No fim, Coraline é um filme que talvez não tenha tanta repercussão agora, mas com certeza ficará como referência para as animações em stop-motion e como uma adaptação de livro bem sucedida.

4 comentários:

  1. Desculpe! Mas estive por aqui lendo e aprendendo com voce!!!
    Abraço Ademar!!!

    ResponderExcluir
  2. Muy bello el afiche de esta película. En mi pais todavia no hay noticias sobre ella, trataré de investigar.
    Muy interezante tu blog, aunque hablamos distintos idiomas, mas o menos se entiende.

    Te invito a mi blogs, este es de mis trabajos:
    www.dariocattalano.blogspot.com

    y en este escribo:
    www.frutosalvaje.blogspot.com

    Besos.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, vou procurar esse filme...
    Legal esse seu outro blog aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir