sábado, 26 de setembro de 2009

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo - Festival do Rio 2009

Pra iniciar o Festival do Rio nada melhor do que um filme brasileiro.

O filme em questão foi "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", da dupla Karim Aïnouz (O Céu de Suely) e Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus), e como os filmes anteriores dos dois este também se passa no nordeste, mais especificamente no Ceará.

Apesar da maneira pouco convencional, o personagem principal nunca aparece, só narra o filme, como se estivesse narrando sua viagem num diário. Talvez isso faça com que o filme ganhe uma carga dramática mais "sofrida" ao retratar a realidade do vazio e solidão, tanto da viagem, quando da alma. Os trechos em super 8 e fotos ainda trazem uma melancolia que reforça ainda mais o drama do personagem. As tomadas da estrada, com apenas o som do vento e dos motores trazem um certo desconforto ao espectador, certamente o mesmo desconforto do personagem em sua viagem.

O fato é "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" é um bom filme, não tão convencional, não tão confortável de se assistir, mas mostra de uma maneira real o drama de um personagem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário