sexta-feira, 9 de maio de 2008

Twilight/Crepúsculo (filme)

Num post anterior já falei rapidamente sobre o livro Crepúsculo, e sobre o lançamento do filme. Confesso que não queria falar sobre esse filme/livro, pois não li (na verdade li os dois primeiros capítulos, o primeiro em inglês a mais de um ano e o segundo em português alguns dias atras) e como o filme só estréia em dezembro nos estados unidos também não vi o filme, mas a quantidade de notícias e especulações sobre o filme é tão grande que não tem como eu não comentá-las.

O provável sucesso do filme se deve à grande venda dos livros da série. Os livros (são 3, mas eses ano sai mais um) são um sucesso editorial invejável, e merecidamente, pelo pouco que eu pude ler posso dizer isso. E tenho grandes espectativas para o filme, já que a diretora é a mesma de "Aos treze" e a roteirista é a mesma de "Step Up" (que no Brasil ficou com o pífio título de "Se ela dança eu danço"), com essa equipe, acho que teremos um bom roteiro, e o mais importante, que funciona bem para o público alvo (mesmo do filme anterior da roteirista). Para os fãs mais fanáticos, a presença da autora do livro na adaptação do roteiro garante que não irão desfigurar a história do livro. A diretora já mostrou que sabe filmar, tanto em "Aos treze" como em os "Reis de Dogtown", mais uma vez uma ótima escolha, pois ambos os filmes são para o público adolescente, mas que não fazem feio para os adultos que os assistem.

Apesar de ser baseado em um tema já largamente explorado em filmes (uma garota que se apaixona por um bad boy e que se transforma num mocinho, sonho de qualquer garota adolescente). O fato do bad boy ser um vampiro adiciona mais um elemento na trama, o romance dos dois acaba sendo explorado em vários sentidos através de uma metáfora, caça/caçador.

Mesmo sendo uma produção "pequena" para os padrões de Hollywood, o que chamou atenção lá fora foi que em apenas alguns dias o trailer divulgado no myspace já foi visto mais de 2 milhões de vezes, e provavelmente vai quebrar o recorde de exibições do trailer do novo filme do Indiana Jones que foi visto 4 milhões de vezes. E não para por aí, muito se especulou sobre a possibilidade de acontecer um fenômeno semelhante ao de Harry Potter que levou pessoas a pagar ingresso apenas para ver o trailer do filme, e o filme que eles achavam que ia ter sua platéia aumentada pelos fãs de Twilight não é nada menos que Speed Racer. Eu mesmo aposto no sucesso do filme, pois o livros tem diálogos extremamente interessantes, algo essencial para um filme, é esperar para ver.

E para quem entende inglês:


Um comentário:

  1. Grande Degu! O salvador da Página 17!
    Parece bem bacana o filme/livro. Mas como vai demorar pra chegar por aqui, nem vou me empolgar por demais agora...

    ResponderExcluir