sábado, 6 de dezembro de 2008

Batman - A Piada Mortal


Enquanto fazíamos a lista acabamos por perceber que quando se trata de Batman, "A Piada Mortal" não é a graphic novel favorita de nenhum dos 3 autores dos blogs. Mas então qual é a razão desta hq estar na lista e não as outras? Talvez um motivo simples, todos concordam que "A Piada Mortal" é uma das melhores histórias do Batman e nada mais justo que colocar na lista a visão do Coringa por um gênio dos quadrinhos, ninguém menos que Alan Moore.

É graças a essa hq que pudemos ter a memorável atuação de Heath Ledger como Coringa, já que o Coringa clássico sempre foi tratado como um palhaço, com planos mirabolantes para capturar o Batman, com seus brinquedos extravagantes (como visto na interpretação do Jack Nicholson), apesar de ser lançado em 88, o Coringa de "A Piada Mortal" nunca chegou a ser uma unanimidade (ainda em 94 por exemplo temos "Batman: Louco Amor" de Paul Dini com o Coringa palhaço). Mas, sem dúvida o que vemos no tão aclamado Coringa do filme são as caracteristicas dadas por Alan Moore e Brian Bolland (visto a clássica imagem da risada enloquecida e psicopata).


Essas razões fazem com que "A Piada Mortal" seja justamente incluída em qualquer lista de quadrinhos, afinal não é sempre que temos o mestre Alan Moore criando uma nova visão para um personagem clássico, visto que se analisarmos friamente, o Batman está longe de ser o protagonista nessa hq. E o Coringa além de psicotico não foge suas origens de "palhaço", com visto nas últimas páginas. Mas esses detalhes não vou contar, pois se você ainda não leu "A Piada Mortal" já passou da hora de lê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário