terça-feira, 3 de junho de 2008

Big Buck Bunny


Big Buck Bunny é mais um projeto licenciado em Creative Commons, ou seja livre.


O filme a estória de um coelho gigante, pra ser sincero o filme é bem tosquinho, o roteiro é chato, mas o que impressiona é a qualidade da computação gráfica. Coisas que ainda hoje são complicadas para serem feitas são feitas muito bem no filme (para uma produção de certo modo amadora), pode-se notar que a grama é bem feita, pêlos parecem reais (isso é complicado pra ca*), e tudo mais. Tudo isto projeto da fundação Blender que é responsável pelo programa de modelagem open-source mais completo que eu conheço, que deve pouco para os seus concorrentes pagos. O que dá pra notar, já que o filme foi feito todo usando o próprio programa, e outros aplicativos também livres.


Comparando com o primeiro projeto de filme da fundação Elephants Dream, este é significativamente pior na questão cinematográfica, mas mostra avanços computacionais. O que me anima é que o próximo projeto é não é um open-movie e sim um open-game, o projeto tem o nome Apricot, o jogo quando estiver pronto deverá ter outro nome, vide que “Elephants Dream” era o projeto Orange e “Big Buck Bunny” o projeto Peach. Mas o interessante é poder acompanhar a produção (acompanhei a dos dois filmes e estou acompanhando a do jogo), e poder ter acesso a (quase) todos os arquivos criados e utilizados. se quiser você até consegue renderizar o filme no seu próprio computador (o que eu já aviso, pode demorar alguns vários dias). Mas é uma ótima fonte de estudos de como se faz uma animação ou um jogo.

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