terça-feira, 13 de maio de 2008

Desvendando os Quadrinhos (Scott McCloud)



Eu tropecei nesse livro quando minha orientadora do mestrado pediu que eu lesse para a discussão. Na primeira página já pensei: "Putz!Por que diabos não li isso antes?!". McCloud é um cara que fala de quadrinhos EM quadrinhos, o que, por si só, já merece meu respeito. Além de ter um traço super bacana, as páginas de "Desvendendo os Quadrinhos" são recheadas de personagens de HQs; dá até pra gente brincar de "Onde está Wally?", descobrindo quais são os personagens que estão "jogados" na página (como nas páginas 4; 30; 52 e 53).

O que eu achei mais bacana no livro é que o autor consegue falar de conceitos super difíceis de serem abordados (como Semiótica e Teoria da Arte) de uma forma bem compreensível e lúdica. Além do que, ele faz um apanhado geral, e ao mesmo tempo bem fácil de entender, de toda a "teoria" dos quadrinhos, desde sua conceituação (passando pelo mestre Eisner e sua "arte sequencial"), até as teorias de espaço, tempo e cores. E tudo isso sem ser chato ou aborrecidamente teórico!

Vale a pena ler da primeira à última página (ou, do primeiro ao último quadrinho). Mesmo sem pretensões acadêmicas. Apenas pra saciar o "nerd viciado em quadrinhos" que há dentro de cada um de nós.

Pra quem quiser dar (mais do que) uma olhada: http://www.livrariascuritiba.com.br/?system=livros&action=carrinho&id=9788589384636&eid=LVHQHQ

Um comentário:

  1. Realmente um livro que não pode faltar na estante de quem gosta de quadrinhos. E não tem como não ser divertido ler sobre a teoria da arte com o cachimbo do Magritte pra ilustrar. E nem sobre semiótica com stick men e as orelhas do mickey.
    Ainda na parte de desenhos explica pq TinTin é um misto de desenho realista e iconico.
    O livro é praticamente completo, explicando também narrativa e roteiro, onde aparece (além dos desenhos) a diferença entre mangás e quadrinhos ocidentais.
    Resumindo, o livro é demais e vale a pena. Assim como a sua sequência "Reinventando Quadrinhos"

    ResponderExcluir